Interface – Serviços Extrajudiciais de Resolução Alternativa de Conflitos (Conciliação, Mediação e Negociação)

‘Foco’: A Interface acredita que os conflitos existentes podem ser resolvidos por outras modalidades mais rápidas, seguras e a custos mais baixos. Não há somente a forma de judicialização – uso do Poder Judiciário Estatal – como via de resolução de problemas. Nosso desejo é dedicação e esforço máximo para resolvermos / equacionarmos o conflito que a pessoa / empresa esteja enfrentando, com vistas eliminar essa carga tanto de custos, como emocional. ‘Por que’: “Quer resolver rápido os seus problemas? Sossego e paz que você merece…” Quase todo o cidadão / empresa concordará que a justiça estatal está abarrotada de processos; contando com magistrados: sobrecarregados, com postura muito afastada das pessoas, pouco dotados de sensibilidade humanitária, alguns de estirpe duvidosa / tendenciosa, etc; lentidão no tramitar das ações; resolução tardia; agarrados às formalidades de lei, sendo pouco criativos no dar justiça a cada um; custo muito alto para se optar por essa via de resolução de conflitos; etc. A judicialização de casos, sempre foi a modalidade de se debater os conflitos, ‘terceirizando’ a uma pessoa (juiz) a responsabilidade para por fim a uma disputa. Acrescido a isto, os cursos superiores de bacharelado em direito, ensinavam a que os profissionais advogados ‘brigassem’, nos processos, gerando, discussões sem fim, enfrentamento da burocracia processual, que consumiam (e consomem) tempo significativo da vida dos envolvidos. Ter uma ação judicial, sujeita a pessoa a experimentar negativamente:
  • Consumo significativo de tempo e absoluta imprevisão com resultado;
  • Qualidade da decisão é reduzida, pois o magistrado em vista da quantidade de casos em mãos, pode não dar a atenção devida ao caso;
  • Perda de autonomia do interessado no evento, pois um terceiro julgará a ação (o magistrado);
  • Custos e despesas altíssimas com o processo, advogados, perícias, emolumentos, etc;
  • Desgaste pessoal (emocional) e, maior ainda com a parte contrária;
  • Queda da motivação e, por vezes, paralisia com relação a planejamentos pessoais e profissionais;
  • Estresse e, por vezes, comprometimento da saúde;
  • Dentre outros fatores negativos.
Nos últimos anos, foram (re)criados modalidades novas para se debater os problemas. Veio a arbitragem, como opção de solução extrajudicial, porém ainda ‘terceirizando’ a solução de disputa a um terceiro (o árbitro). Nestes novos tempos, também, houve a vinda da Negociação, Mediação, Conciliação e Arbitragem, mecanismos de solução extrajudicial de disputas, pois no mundo atual há: complexidade de interrelações momentâneas e/ou duradouras; alta competitividade que acirra a concorrência; e, geração de conflitos cada vez mais diversos e de dimensões diferentes. Nosso expertise acumulado nas últimas décadas junto a pessoas, corporações dos mais variados tamanhos e segmentos (especialmente aos micro, pequenos e médios empresários / negócios) para que este, alcance alta performance e resultados significativos para a sua vida e empresa(s), ao se utilizar destes magníficas, rápidas e baratas formas de resolução / equacionamento de conflitos. ‘Como’: As pessoas físicas e as pessoas jurídicas de quaisquer grandezas (especialmente as micro, pequenas e médias empresas por um custo muito adequado e absorvível) poderão experimentar das novas modalidades de resolução de conflitos – Mediação, Conciliação, Negociação e Arbitragem – utilizando-se de técnicas inovadoras (tools / ferramentas objeto de copyrights nosso) que trabalham as partes, para que estas se tornem protagonistas, junto com o especialista da Interface, para que busquem com mais serenidade, parcimônia e qualidade, os cenários que possam satisfazer o cliente contratante e/ou as partes conflitantes.

A Interface – por meio da Conciliação, Mediação, Negociação e Arbitragem – oferece uma nova modalidade de solução extrajudicial de conflitos, em que podemos ter três tipos de atuação:

Atuação representando o cliente em certames extrajudiciais de tentativa de acordo em litígios, utilizando ferramentas de solução alternativa de conflitos (mediação, conciliação e negociação)
Atuação como facilitador de duas ou mais partes conflitantes na proposição de certames extrajudiciais de tentativa de acordo em litígios, utilizando ferramentas de solução alternativa de conflitos (atuando como mediador, conciliador, negociador ou árbitro)
Atuação representando o cliente em certames extrajudiciais de Arbitragem, defendendo os interesses da parte contratante conflitante, empreendendo esforços para que a decisão do árbitro (laudo arbitral) seja satisfatória ao nosso cliente
 

 O Que: Independente dos tipos de atuação acima, ressaltamos, que as modalidades de resolução extrajudicial de conflitos, têm como características os pontos abaixo:

  • imparcialidade do facilitador, conciliador, mediador e negociador;
  • tratamento igual dado as partes;
  • oralidade e escuta ativa a todas as partes;
  • confidencialidade (de todo o evento, do que é abordado e do resultado);
  • mais informalidade;
  • autonomia da vontade das partes (a parte pode ‘sair’ do processo a qualquer momento);
  • maior controle sobre o evento, pois não há a ‘terceirização’ a um terceiro (o conciliador, mediador e negociador é um facilitador e, não um julgador);
  • busca o respeito / urbanidade das partes, fomenta a cooperação mútua, maleabilidade das partes e consenso;
  • boa-fé;
  • pode vir a manter relações continuadas (cria valor);
  • gera resultados ganha-ganha e/ou pacificação da parte e de todos;
  • terceiro mantém partes na mesa, gera fluxo de informação e esclarecimento da controvérsia;
  • melhora a compreensão das partes sobre a disputa
  • reduz custos, tempo e estresse na solução do conflito (para empresas: menor contingenciamento contábil e menor impacto no cash-flow)
  • preserva a saúde física e emocional dos envolvidos;
  • uso de técnicas negociais, técnicas inovadoras de coaching em conflitos, agenda e ritmos diferentes.

Portanto, entre em contato conosco. Podemos atender as necessidades suas e/ou da sua empresa, mediante a elaboração de uma proposta. Solicite um orçamento para nossa atuação: (i) como representante seu ou de sua empresa no conflito; ou, (ii) como facilitador entre partes conflitantes em certames de pacificação, o qual teremos o prazer em conhecê-lo e, se possível, atendê-lo.

Entre em contato:

falecom@douglasriso.com.br

cel / whatsapp. 11 99941.0862

× Como posso te ajudar?